| :: Cabos Irradiantes |
Marcelo Yamaguchi -26/02/2011
|
Uma solução de cobertura bastante usual é a instalação de antenas próximas ao "access point". Kits contendo os componentes necessários estão amplamente disponíveis no mercado e são relativamente simples de instalar. Para áreas pequenas, as soluções com antenas são ideais; mas há algumas situações onde um sistema passivo de antenas distribuídas provê uma solução de cobertura mais sofisticada, cobrindo uma área maior do que é normalmente realizável com um único "access point". Nos casos onde a capacidade do sistema não é um fator limitante, um sistema passivo de distribuição pode ser utilizado para estender a área de cobertura sem fazer uso de um outro "access point". Este sistema pode utilizar um conjunto de antenas para uma cobertura pontual, através de cabos coaxiais conectados à fonte principal de rádio freqüência. Alternativamente, cabos irradiantes, ou cabos fendidos, podem distribuir o sinal de RF por milhares de aberturas ao longo de sua extensão. Ambos os sistemas permitem a extensão de área de cobertura, racionalizando o sinal de RF vindo de uma única fonte de sinal, através de um número maior de pontos de emissão. Este tipo de solução é ideal para aplicações empresariais como, por exemplo, galpões de armazenagem, onde terminais móveis de dados sem fio podem fazer a atualização das quantidades e informações para o sistema principal de computação em tempo real. Sistemas passivos de distribuição que utilizam cabos irradiantes também oferecem um “confinamento” da cobertura de RF muito mais controlado do que a solução com antenas pontuais, pois neste caso, o sinal de RF se atenua muito distante da fonte de emissão. Esta característica de "confinamento" auxilia na diminuição do "overlap" de cobertura entre "access points" adjacentes minimizando o risco de interferência co-canal em sistemas de maior porte, como em hotéis, universidades e aeroportos. Os sistemas WLAN nesses ambientes requerem "access points" múltiplos para atingir a cobertura e a capacidade exigidas para o funcionamento adequado do sistema. Dependendo da alocação de canal e do reuso, qualquer "overlap" na cobertura entre as zonas ou células resultará em interferência co-canal e o aumento da taxa de erro de bit, a menos que os canais estejam adequadamente separados. Cabo Irradiante é um cabo coaxial com fendas no condutor externo que permitem a entrada e saída de potência de RF. Enquanto um cabo coaxial comum de RF é utilizado para transportar um sinal de um ponto a outro, o cabo irradiante faz o mesmo papel de uma antena. Os cabos irradiantes são usados em ambientes confinados como:
Nestes ambientes eles apresentam as seguintes vantagens em relação às antenas.
Um exemplo de aplicação. A figura abaixo ilustra a distribuição de potência de RF no setor de engenharia de uma grande universidade norte americana após a instalação do cabo irradiante. O sistema anterior era formado por um "access point" que possuía uma antena e um amplificador. Problemas de interferência com este sistema levaram a universidade a adotar uma solução utilizando aproximadamente 330 metros de cabo irradiante.
Distribuição de Potência de RF Foi considerada uma sensibilidade mínima do receptor móvel de aproximadamente -100 dBm, e o sistema de WLAN da universidade foi projetado, no pior caso, para -85 dBm nas paredes externas do edifício. O sistema passivo de distribuição com cabo irradiante apresentou níveis de aproximadamente -35 dBm (em amarelo) em pontos mais próximos ao "access point", para um mínimo de aproximadamente -80 dBm (em azul/lilás) nas paredes externas. Os benefícios oferecidos pela utilização de cabo irradiante para a adequação da cobertura de RF no local proposto foram:
O confinamento da cobertura de RF proporcionou para a universidade, flexibilidade máxima nas alocações de canal de RF (muito limitados), atendimento a todas as áreas necessárias, minimização do potencial de interferência co-canal e melhora significante no desempenho geral do sistema, ou seja, taxas de transferência mais altas. |
sábado, 20 de agosto de 2011
Cabos Irradiantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário